sábado, 19 de maio de 2007

Escola em tempo Integral

Matéria sobre educação em tempo integral na Escola Darcy Ribeiro em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Foto: Rafael Andrade / Folha Imagem

Meninos pescadores


Urca, 2004, Kodak E100VS, silhueta. Foto: Rafael Andrade

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Volley de bola cheia


foto: Rafael Andrade / Folha Imagem

Volêi, ou Volley, é desses esportes que fotografar é mais difícil que parece. Para quem tem pouca prática os melhores lances parecem impossíveis de serem registrados. Pela velocidade, porque a jogadora ou jogador resolveu virar de costas na hora de receber a bola... É mais difícil ainda quando se tem que focar especificamente uma pessoa. No caso, nesta materinha, foi a Dani Lins, levantadora da equipe do Rio de Janeiro, que hoje em dia é dirigido pelo Bernardinho. Como nem eu nem a personagem teríamos tempo de montar uma foto, e meu tempo estava apertadíssimo, tive que tentar criar alguma coisa diferente. Depois de registrar alguns lances do lado oposto ao que estava a jogadora, resolvi tentar fazer uma foto que é comum em futebol, que é quando um jogador está treinando um fundamento com uma bola mas outras são atiradas na direção dele para reposição. Me afastei um pouco e tentei ficar em diagonal em relação à jogadora para ver se rolava. Sorte e um pouco de reflexo me fizeram captar a bola que outras atletas usavam no instante em que passava próximo a Dani. Sorte maior porque a bola passou mais perto de mim do que dela, o que em conjunto com a tele exageraram o tamanho da redonda na foto, dando a impressão que a matéria pretendia: que a menina joga um bolão.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Primeira em Portugal


Essa foto é antiga. Foi feita para o JB em 2006, em negativo, durante a ocupação dos morros cariocas pelo exército e não foi publicada. Na imagem, uma criança passa entre dois soldados para o ponto onde se posicionavam os atiradores da tropa no Morro da Providência, centro do Rio. Embora estivéssemos no local mais alto da favela não tínhamos, os jornalistas, acesso livre a todos os lugares. No entanto, os soldados não conseguiam impedir os moradores e sobretudo as crinaças de circularem. O jornal fazia uma matéria sobre a relação das crianças com a violência dos conflitos. Ainda assim a foto não foi usada. Uma pena. Fotógrafo gosta de ver seu material publicado. Como dizia-se muito no JB, foto boa é foto publicada. Há pouco tempo a inustiça foi desfeita. A foto foi capa da revista portuguesa Perspectiva. Recebi ontem alguns exemplares que carinhosamente os coleguinhas d'além mar me enviaram. Pelo menos essa chegou a manchar o papel.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Saudade


Praia de Martins de Sá, litoral sul fluminense. Cromo Fuji Velvia 100, fim de tarde, lente 28mm.