sexta-feira, 22 de agosto de 2008

One good thing about music



Engraçado fazer o título deste post em inglês. Ainda mais considerando que todos os dois retratados tem muita história na música brasileira. O Sergio Ricardo, para quem não ligou o nome a pessoa, é aquele cara que quebrou o violão em um festival da canção de mil novecentos e antigamente, aos brados de vocês não entendem nada. Já o Nelson Sargento é o parceiro de todo mundo, sambista de mão cheia e figura mais que importante na música popular brasileira.

Eu sempre tive, e acho que só o meu chefe atual acho que notou isso, uma dificuldade enorme de fazer retrato. E o mais estranho é que sempre que eu falava isso todo mundo me recomendava um curso de iluminação. Muito embora luz seja a matéria básica da fotografia e que no portrait a luz seja o que faz a foto acontecer, não era disso que eu sentia falta nas minhas fotos.

Sou sem sombra de dúvida o cara mais tímido do universo e nunca soube muito bem o que é um retrato bacana, embora sempre que eu via um ótimo, eu gostava. Esses tempos aqui na Folha tem sido bons para não apenas melhorar meus retratos. Acho que capturar um pouco da alma dos outros faz a gente aprender um pouco mais sobre nós mesmos. Antes que um psicólogo surte, não se trata de projeção, sim de ter contato com o outro e se permitir sair um pouco de quem se é. Sem contar que não é nada mal passar alguns momentos com Nelson Sargento, né?

Fotos: Rafael Andrade / Folha Imagem